Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Câmara sedia 2º Diálogo Político Ambiental e analisará formação de Comitê das Águas.


Na manhã de 28 de abril foi realizado no plenário da Câmara de Bananal o 2º Diálogo Político Ambiental Suprapartidário, contando com a participação do palestrante e professor Lázaro Tadeu Ferreira da Silva.

O evento contou com a presença de vereadores de Bananal e municípios vizinhos, incluindo o Presidente da Câmara de Arapeí, Valdeir Bonifácio dos Santos. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil, secretários municipais e populares.

A temática do evento foi voltada para o desenvolvimento sustentável de Bananal e região tendo como um dos pontos principais a preservação das nascentes dos rios que formam as bacias hidrográficas do rio Paraíba do Sul .

Também foram lançadas iniciativas para a formação de Comitês das Águas em cada localidade, visando o incentivo a fóruns de discussão sobre a preservação e melhor forma de aproveitamento produtivo dos recursos hídricos.

Durante sua explanação, o professor Lázaro (também famoso por interpretar o personagem "Zé do Paraíba" em ações de preservação) apresentou vídeos sobre seus trabalhos de conscientização. Muitos deles chegaram a ser pauta de reportagens de emissoras regionais de TV (assista vídeo no final da matéria). Ele também falou sobre várias experiências, tanto as que deram certo quanto as que foram infrutíferas na difícil missão de mobilizar as pessoas pela causa e conciliar a temática em círculos políticos.

Professor Lázaro detalhou as providências legais para a formação dos Comitês das Águas e apresentou uma minuta de projeto de lei ou decreto para avaliação dos poderes Executivo e Legislativo de cada cidade.

Na parte final do encontro, os presentes fizeram perguntas, relataram experiências profissionais e explanaram seus pontos de vista sobre o tema.

Em Bananal, o prosseguimento da discussão sobre o Comitê das Águas deverá ensejar novas reuniões e debates.

  


Tecnologia do Blogger.