Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Vereadores participam de reunião da RM Vale em Bananal.


  Os vereadores bananalenses participaram da reunião promovida pela sub-região 4 da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RM Vale) neste dia 15 de abril no Solar Aguiar Valim.

  A reunião pautou a Saúde como tema, recebendo como principal convidada a nova Diretora Regional de Saúde da DRS-17 de Taubaté, Maristela Siqueira Macedo de Paula Santos.

  Participaram do evento o Presidente da Câmara de Bananal, José Eduardo Costa Gomes de Oliveira (Manolo), o Vice Presidente Luiz Maurício Coutinho (Furreka), os vereadores Osvaldo Ferreira, Álvaro Ramos e as vereadoras Lúcia Nader e Erika Affonso.


  O encontro foi prestigiado pelos Prefeitos de Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Queluz e Cruzeiro, além de secretários e representantes dos oito municípios que integram a sub-região.

  No início da reunião, a prefeita Mirian Bruno saudou a todos os presentes e disse ter ficado feliz quando o Coordenador Regional da RM Vale, José Celso Bueno, a informou da intenção de realizar o encontro em Bananal, sobretudo para enfocar um tema relevante como a Saúde. José Celso agradeceu a hospitalidade e ressaltou a importância da participação da Diretora da DRS-17 no encontro, pois ela já havia sido solicitada em reuniões das outras subseções regionais da RM Vale.

  Maristela abriu a fase de explanações traçando as linhas gerais da DRS-17 e os investimentos previstos pelo governo do estado para melhorar o atendimento aos pacientes da região. Falou das melhorias na estrutura física e aportes de recursos no Hospital Regional de São José dos Campos - prestes a completar 10 anos -, no Hospital Universitário de Taubaté e da implantação de AMEs, além de incentivos às Santas Casas da região.
Maristela Santos com a Secretária de Saúde Sarah Bruno.
   Informou que para contornar a crise na Santa Casa de Cruzeiro o governo pretende dar um suporte de investimentos em valor correspondente a 40% de seu faturamento atual. Isso em razão da importância estratégica da entidade como hospital de referência. Em contrapartida, serão exigidos mecanismos de maior transparência na execução dos gastos. Da mesma forma, serão liberados recursos para as Santas Casas de Lorena e Guaratinguetá.

  A Diretora enfatizou também que esperava sair da reunião com propostas para avançar no serviço de transporte sanitário dos pacientes. Mesmo ressaltando que a logística dos municípios entre Bananal e Guaratinguetá está bem mais organizada do que em outras regiões do estado, ainda são necessárias melhorias efetivas para diminuir os percalços dos pacientes que precisam se deslocar por centenas de quilômetros e esperar várias horas para conseguir atendimento.

  Em seguida, a Diretora dissertou sobre as vantagens do sistema Cruz e passou a ouvir reivindicações dos prefeitos, vereadores e secretários, colocando-se à disposição para estreitar ainda mais as linhas de atuação com os municípios e melhor atender a população de Bananal e municípios vizinhos.


Tecnologia do Blogger.