Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Câmara completa 181 anos neste 17 de Março.


A Câmara Municipal completa 181 anos nesta segunda-feira.

Dezessete de março é um dia importante para a história de Bananal.

Praticamente esquecida, a data é marcada pelo Ato formal de Instalação da Câmara Municipal de Bananal, oficializando a elevação da então freguesia de Bananal à categoria de Vila.

O Ato de Instalação ocorreu oito meses depois da assinatura do Decreto de 10 de julho de 1832, pelo governo regente em nome do Imperador D. Pedro II, formalizando a emancipação político administrativa de Bananal.

Prédio da Câmara no final do século XIX, onde hoje é o Fórum de Bananal.

Entre a assinatura do Decreto e o Ato de Instalação da Vila de Bananal, foram promovidas as eleições para definir os representantes do povo local, conforme determinava a Lei de 1º de outubro de 1828.

A duração da legislatura era de quatro anos e o vereador mais votado assumia a presidência da Câmara, visto que até então não havia a figura do "prefeito".

Desta forma, foram escolhidos o Juiz de Paz e os primeiros vereadores bananalenses.

Os seis vereadores empossados no dia 17 de março de 1833 foram: Joaquim Silvério de Castro Souza Medronho, Manuel Lescura Fraga, Ignácio Gabriel Monteiro de Barros, Francisco de Aguiar Vallim, José Joaquim de Azevedo e João Gonçalves Lopes.

Naquela época, de forma geral, uma Câmara Municipal tinha a incumbência de controlar as rendas e gastos da administração pública do local, regulamentar as atividades comerciais desenvolvidas nos arredores da cidade, cuidar da preservação e limpeza de todo o patrimônio público, cuidar do policiamento e empreender a realização de obras públicas.

Sede atual da Câmara de Bananal.
Tecnologia do Blogger.