Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Câmara recebe 1ª Reunião da Frente de Vereadores da RM Vale.



  A Câmara de Bananal recebeu na manhã de 04 de outubro a 1ª Reunião Ordinária da Frente Parlamentar de Vereadores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (FPV RM Vale).

  O tema do encontro foi a Saúde.

  Após uma recepção oferecida na Câmara aos vereadores dos 39 municípios da região, os presentes foram convidados a se dirigir ao Auditório do Centro Cultural Carlos Cheminand onde seria realizada a reunião.

  A abertura oficial ocorreu às 11 horas, com a formação da Mesa composta pelo Presidente da Câmara de Bananal, vereador José Eduardo Costa Gomes de Oliveira (Manolo), pelo Presidente da FPV RM Vale, vereador Hernane Barreto de Jacareí, pelo 1º Secretário da FPV, vereador Diego Miranda de Cruzeiro e pela Secretária Municipal de Saúde, Sarah Bruno. Além deles, representando o Governo de São Paulo, a principal convidada do evento, Sandra Maria Carneiro Tutihashi, Diretoria Técnica do Departamento Regional de Saúde de Taubaté - DRS XVII.
 
Em sua saudação aos presentes, o Presidente da Câmara de Bananal, Manolo, disse que Bananal se sentia honrado em receber a 1ª Reunião da Frente Parlamentar de Vereadores. 

  Em seguida, relembrou que a Câmara Municipal acompanha a criação da Frente desde o Ato de Fundação, tendo também enviado 6 dos 9 vereadores à Assembléia que efetivou sua Diretoria e aprovou seu Estatuto. "Detalho estes números, Sr. Presidente, para externar a confiança que a Câmara de Bananal deposita no êxito da Frente Parlamentar e nas oito finalidades estabelecidas em seu estatuto. Dentre elas, destaco a integração das Câmaras Municipais da região, o intercâmbio entre órgãos legislativos e o debate de projetos e medidas visando o progresso e desenvolvimento regional, minimizando as desigualdades e buscando um crescimento sustentável, harmônico e solidário", afirmou Manolo.
 
  "Com o tema Saúde, tão caro a todos os brasileiros, daremos o pontapé inicial na discussão séria e efetiva de nossos problemas, permitindo-nos chegar próximos das aspirações da nossa população", finalizou Manolo em seu discurso.

  Ao abrir sua fala, Hernane Barreto divulgou logo uma boa notícia: o CNPJ da associação de vereadores já foi obtido, dando um passo importante na formalização de sua representatividade.

  Em seguida, a palavra ficou com a Diretora da Regional de Saúde, Sandra Tutihashi.
 
Coube a ela fazer uma explanação sobre os números do setor de saúde na região, especificando o número de hospitais, leitos, capacidade de atendimento, formas de pactuação, etc.

  Em seguida, foi aberta pelo presidente a fase de perguntas dos vereadores à Diretora.

  Ao longo de mais de duas horas de perguntas e respostas foram prestados vários esclarecimentos e colocados diversos pontos de vista para a melhoria do atendimento da saúde na região.
 
Sandra Tutihashi primou pela sinceridade em suas colocações, sempre fazendo prevalecer as questões técnicas ao dizer sim ou não às propostas levantadas pelos edis.

  Ela encerrou sua participação enaltecendo o trabalho dos 39 Secretários Municipais de Saúde das cidades da RM Vale, classificando-os como importantes parceiros, afirmando categoricamente: "São pessoas de grande coragem. Não é qualquer um que pega uma caneta na saúde para dar conta não, gente. Dou muito crédito a cada um deles e deixo a eles um grande abraço deste Departamento Regional de saúde".   

  Ao final, o balanço foi extremamente favorável, atingindo plenamente o objetivo da reunião. 

  A Diretora externou técnicamente as posições do governo estadual, com suas limitações e seus esforços para atender o direito de acesso da população à saúde. Os vereadores, por sua vez, ficaram melhor informados sobre a parte técnica da regional para balisar suas proposições nos plenários de suas respectivas Casas Legislativas.

  A próxima reunião da Frente Parlamentar de Vereadores da RM Vale será em Caraguatatuba, em data a ser definida, com o tema "Desenvolvimento Urbano".

    





Tecnologia do Blogger.