Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Galeria recebe nome do ex-presidente "José Milton".

 
  Às 18 horas deste dia 15 de junho, em ato solene no prédio sede do legislativo municipal, a Galeria de ex Presidentes da Câmara e de ex Prefeitos Municipais receberá oficialmente o nome do ex vereador José Gonçalves Filho, o popular "José Milton", falecido no ano passado.

  O nome à Galeria, de iniciativa do vereador Carlos Eduardo de Oliveira Cruz (Cazuza), contou com a aprovação do plenário, tornando-se a Lei nº 071, datada de 22 de dezembro de 2011. A galeria fica na parte superior da Câmara, no corredor que interliga o recinto do plenário às salas do setor administrativo (Secretaria, Jurídico e Presidência).

  José Gonçalves Filho nasceu no dia 02 de janeiro de 1933, na cidade de Pouso Alto, região sul do estado de Minas Gerais, tendo como progenitores o Sr. José Gonçalves e Dona Helena Luiza.

  Por volta de 1945 veio para Bananal onde ficaria radicado por 66 anos.

  Aqui construiu sua vida atuando no setor rural, demonstrando grande capacidade de trabalho, honradez e poder de iniciativa. A bondade era uma de suas virtudes mais destacadas.

  Passou a ser chamado carinhosamente pelos amigos de "José Milton" e assim ficou conhecido por toda a cidade.

  Católico fervoroso, sua grande alma o tornou amigo e defensor dos menos favorecidos. Jamais soube dizer não a quem necessitava de seu apoio, ajudando sempre aos pobres.

   Praticava o Bem com o estilo mineiro de suas raízes, ou seja, em silêncio.

  Constituiu familia ao lado de Dona Maria de Lourdes Nader, companheira de toda a vida, com quem teve os filhos Lúcia Helena, Maria de Fátima e André.

  As boas qualidades no trabalho rural e nas ações sociais abriram caminho para uma das mais destacadas trajetórias politicas da história local. José Milton tornou-se um dos recordistas em mandatos legislativos consecutivos, exercendo a vereança durante 27 anos em 6 mandatos (1969-1972, 1973-1976, 1977-1982, 1983-1988, 1989-1992, 1993-1996).

  Naquele vasto período foi 1º e 2º Secretário da Mesa Diretora, Vice Presidente entre 1985 e 1986 e Presidente da Câmara  no biênio 1991-1992. Sua gestão foi a primeira a aplicar efetivamente a Lei Orgânica do Município de Bananal, promulgada um ano antes, em 1990.

  Em 22 de março de 1985, quando já exercia o 4º mandato como vereador, foi outorgado a José Milton o Título de Cidadão Bananalense, através da Resolução nº 08/85, assinada pelo então Presidente da Casa, o vereador Josoé de Santa Rosa.

  Em 1º de outubro do ano passado Bananal perdeu este grande homem público. A primeira homenagem da Câmara foi a aprovação unânime da Moção de Pesar a seus familiares, em sessão plenária realizada apenas 5 dias após o seu passamento. Dois meses e meio depois, veio a homenagem com a denominação da Galeria.

  Singelas formas de retribuição e gratidão da comunidade a quem tanto realizou em benefício dela.              
     
Tecnologia do Blogger.