Programa VEREADOR MIRIM é implantado com sucesso pela Câmara
O Programa VEREADOR MIRIM foi colocado em prática no dia 1º de junho, quando 3 escolas da rede municipal foram mobilizadas para o processo de votação de 28 alunos que se candidataram às 18 vagas disponíveis para os dois próximos anos.
Concebido pela vereadora Érika Tereza Coitinho Affonso em projeto-de-lei aprovado por unanimidade pelos vereadores, o programa "Vereador Mirim - formando cidadãos politizados" foi oficialmente instituído pela Lei Municipal n° 048, de 22 de fevereiro de 2011.
Ao longo dos 14 artigos da Lei estão os seus objetivos na formação da cidadania dos alunos, as regras eleitorais para a composição da "Câmara Mirim", o prazo de vigência dos mandatos, a composição de sua Mesa Diretora, a periodicidade das reuniões em plenário e em visitas culturais, formas de ajuda de custo para comparecimento às atividades legislativas e, também, a destinação das proposições apresentadas.
Puderam participar do processo eleitoral todos os alunos maiores de 12 anos matriculados na rede municipal entre as 6ªs e 9ªs séries de três escolas municipais: Prof. José Luiz Ferreira Guimarães, no centro, Profª Zenóbia de Paula Ferreira, na Vila Bom Jardim, e Joaquim Francisco de Paula, em Rancho Grande.
Os 18 candidatos inscritos tiveram um período para fazer suas campanhas, expondo suas plataformas junto aos eleitores.
O SISTEMA DE ELEIÇÃO
A Lei Municipal n° 048/2011 estipulou que a composição da Câmara Mirim seria de 18 vereadores mirins, sendo os 9 mais votados eleitos para o mandato de 2011 e os outros nove para mandato em 2012. Com isso, os eleitores podiam escolher de um até dezoito nomes na cédula. As cédulas com 19 ou mais nomes assinalados foram anuladas.
A distribuição de vagas por série possui regras para obedecer uma proporcionalidade na representação das escolas. Seis vagas são reservadas para alunos dos 6°s e 7°s anos, juntos, outras seis vagas para os alunos dos 8°s anos e as seis vagas restantes para os estudantes dos 9°s anos.
VOTAÇÃO
A organização para a votação transcorreu de forma ordeira e sem incidentes, acompanhada por funcionários da Câmara, professores, monitores e diretores que ajudaram na formação das filas e atuando como mesários no controle das listas de votação.
Alunos aptos a votar exerceram seu direito a voto em salas especialmente preparadas de modo a reproduzir o ambiente das eleições oficiais. A pedido da Câmara, a MM. Juíza da Comarca, Drª Isabella Carvalhal Espósito, cedeu gentilmente as cabinas de votação utilizadas nas eleições pela Justiça Eleitoral.
Ao final da votação, as urnas foram lacradas e levadas para a apuração.
Salas foram preparadas com cabinas da Justiça Eleitoral para reproduzir ambiente de eleições. |
APURAÇÃO
As urnas foram abertas às 19 horas do mesmo dia da votação, na presença de dezenas de candidatos, pais, professores e diretores das escolas participantes, além da autora do projeto, vereadora Érika.
Alunos acompanham contagem dos votos pelos funcionários da Câmara Municipal. |
A apuração transcorreu no plenário da Câmara Municipal. A abertura das urnas e a contagem dos votos foram feitas por funcionários e assessores da Casa de Leis.
Como cada cédula poderia conter até dezoito nomes assinalados, a apuração levou cerca de 4 horas.
Por volta das 23 horas, o Diretor Administrativo da Câmara, Dr. Márcio Antunes, divulgou o resultado final da contagem que definiu a primeira composição da Câmara Mirim de Bananal nos anos de 2011 e 2012.
O resultado das eleições já foi homologado pelo Presidente da Câmara, Antônio Carlos Ramos da Silva (Godô).
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