Header Ads

Image and video hosting by TinyPic

Câmara e CIEE promovem 1° encontro com empreendedores para divulgar programas para aprendizes e estagiários.

    
 
 
     No inicio da noite de 29 de junho a Câmara Municipal de Bananal disponibilizou suas dependências para um encontro inicial entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e empresários e comerciantes de Bananal visando divulgar programas de aprendizado e estágio na preparação dos jovens bananalenses para o mercado de trabalho.
Contando com um datashow e material de divulgação dos programas, a Assistente de Atendimento às Empresas do posto do CIEE de Lorena, Mônica Oliveira, explicou detalhes dos programas e tirou dúvidas dos presentes.
Ela explanou sobre os tipos de programas implantados pelo CIEE, sempre em parceria com empresas, órgãos públicos, ONGs e profissionais liberais, explicando as muitas variáveis possíveis de adesão.
O principal objetivo é preparar e até mesmo inserir os jovens no disputado mercado de trabalho, abrindo caminho para sua inserção social. O caráter do estágio é estritamente pedagógico e está aberto a jovens, a partir de 16 anos, estudantes de nivel Médio, Técnico e Superior, com atividades correlatas aos cursos em que estejam matriculados.
A inserção dos jovens nos programas é feita através de processo seletivo, com provas aplicadas pelo próprio CIEE.
Os estagiários ou aprendizes, tem carga horária de 30 horas semanais, ou seja, 6 horas por dia. Existem programas em que, além de receberem benefícios como bolsa auxílio e auxilio-transporte, também recebem apólice de seguro por morte ou invalidez permanente e reembolso em despesas médicas até R$ 600,00.
Além disso, podem obter acompanhamento familiar e avaliações psicológicas dos profissionais do CIEE.
Os programas também tem cotas para portadores de necessidades especiais.
Mônica Oliveira acredita que a demanda em Bananal seja grande, tomando por base um recente processo seletivo realizado para preencher 2 vagas no Fórum da cidade onde mais de 40 jovens se inscreveram.
Os convidados também puderam conhecer de forma mais aprofundada as modalidades de contratação, as questões legais, trabalhistas, previdenciárias, valores salariais, formas de adesão aos programas e muitos outros pontos esclarecedores.
Ao final de sua explanação, Mônica Oliveira solicitou que os presentes repercutissem o encontro com os demais empreendedores da cidade e deixou claro que o CIEE está à disposição dos interessados, inclusive para visitas em seus postos.
Em breve, um novo encontro deverá ser agendado para ampliar o leque de interessados nestes programas que podem abrir novos caminhos para os jovens bananalenses e dar-lhes novas perspectivas no ingresso do mercado de trabalho.
Tecnologia do Blogger.